INÍCIO
NOTÍCIAS
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO
ORIGEM DO BAIRRO
HISTÓRIA DO BAIRRO
POR DENTRO DO BAIRRO
MEMÓRIA HISTÓRICA
EXPANSÃO URBANA
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
LEGISLAÇÃO GERAL
NOSSO PATRIMÔNIO TOMBADO
NOSSO PATRIMÔNIO
PRESERVADO E TUTELADO
ÓRGÃOS PÚBLICOS
SOLICITAÇÃO DE DEMOLIÇÃO
ESPAÇOS CULTURAIS
REDE BOTAFOGO DE CULTURA SOLIDÁRIA
GALERIA DE FOTOS
HISTÓRICO
ESTATUTO SOCIAL
DIRETORIA
ATAS DAS REUNIÕES
RELATÓRIO DE GESTÃO
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
AÇÕES JUDICIAIS
CAMPANHAS E EVENTOS
PROPOSTAS E PROJETOS DA AMAB
VÍDEOS
INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS
EDIÇÕES ANTERIORES
ANUNCIE NO MANEQUINHO
SERVIÇO DENTÁRIO
TELEFONES ÚTEIS
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO
"BOTAFOGO, MUITO ALÉM DE UM CARTÃO-POSTAL"
 

     Apesar de sua fundação em 1565, o bairro só passou a se chamar Botafogo 40 anos depois. Localizado entre as encostas do Corcovado e de Copacabana, na Zona Sul da cidade, com 4,84 km² e uma população de 77.212 mil habitantes em suas 119 ruas, o bairro de Botafogo pertence à Área de Planejamento 2, IV Região Administrativa do Município do Rio de Janeiro, sendo delimitado pelos bairros do Flamengo, Laranjeiras, Humaitá, Urca, Leme e Copacabana.

     Situado entre o mar e a montanha, o aprazível bairro de Botafogo durante várias décadas continuou com as suas características de ruas tranqüilas, casarões de classe alta, sobrados e vilas.

     Após os aterros de 1948 e 1963 quando passou então a ter um formato de meia-lua, a Enseada de Botafogo é finalmente tombada em 1988. Orgulho dos moradores do bairro, ainda que por ora poluída, é, de longe, o mais belo e extasiante Cartão Postal da cidade. Embora pareça ironia, ela outrora foi chamada de "Le Lac" pela cristalinidade de suas águas.

      Em conseqüência da falta de controle e planejamento urbano por parte do Poder Público, Botafogo começou a perder a sua qualidade de vida ainda na década de 50, com a abertura do então Túnel Novo, quando suas características eminentemente residenciais, foram gradativamente substituídas por atividades de serviços. Entretanto, foi a partir de 1975, que Botafogo começou a atrair novas atividades comerciais e empresariais, que invadiram os espaços tradicionalmente ocupados pelos velhos prédios residenciais.

      Hoje é conhecido caracteristicamente como um grande corredor de passagem daqueles que se deslocam do Centro da cidade para as demais áreas da Zona Sul e Barra da Tijuca.

       É exatamente por ter se tornado nesse aglomerado urbano indefinido, onde se misturam residências, comércios, serviços e grandes conglomerados empresariais, que hoje, em Botafogo, qualquer intervenção urbana que represente aumento ou perda de qualidade de vida, ganha dimensões gigantescas.

O Bairro de Botafogo

       Botafogo é um dos bairros mais antigos da cidade. Foi exatamente aqui ( pois naquela época não existia o bairro da Urca), no morro "Cara de Cão", aos pés do Pão de Açúcar em 1565, que Estácio de Sá, fundou a Cidade do Rio de Janeiro.

       Desde a época da monarquia, passando pelo Rio de Janeiro como a capital da República, foi em Botafogo que a aristocracia e, mais tarde as grandes personalidades do mundo político, instalaram suas residências.

      Originalmente constituído por grandes mansões, Botafogo sofreu nos últimos 130 anos, um crescimento urbano completamente desordenado.

      Sem nenhum planejamento urbano Botafogo viu suas casas unifamiliares serem transformadas em prédios de arranha-céus sem nenhum redimensionamento em sua infra-estrutura para acompanhar o crescimento do bairro. Ou seja, onde existia uma casa, foi construído um prédio sem que fossem refeitas novas redes de águas, de esgotos, de iluminação, de telefonia ou de trânsito.

      Hoje é muito fácil constatar que essa falta de planejamento urbano levou a uma redução drástica da qualidade de vida do cidadão do bairro.

      O conceito de "bairro de passagem" advém dessa falta de planejamento que transformou o bairro numa região super adensada urbanisticamente.

      Fazendo uma análise comparativa sobre os pontos fortes e fracos de Botafogo, podemos dizer que o bairro de Botafogo tem como pontos positivos a sua rede de serviços, o seu comércio, sua rede de saúde, os transportes, a rede de ensino, e a sua localização. Como pontos negativos temos o trânsito caótico, a falta de áreas de lazer, a poluição da praia e a falta de segurança.

      Uma das características de Botafogo é de ser, ao mesmo tempo, um bairro residencial porém, com grande predominância do setor comercial, visto que, um grande número de empresas mantém aqui as suas sedes. Isto deve ser considerado uma vantagem.

       Em relação à questão da Segurança Pública podemos dizer que Botafogo não está nem pior nem melhor se comparado à maioria dos bairros da Zona Sul. Infelizmente, a insegurança é uma ameaça constante. Muitos pivetes se instalaram na Praia de Botafogo, na Mena Barreto (atrás da sede de Furnas) e em muitos outros pontos do bairro, principalmente nos sinais de trânsito, e nos freqüentes congestionamentos, onde atacam pedestres e motoristas. O furto e o roubo de automóveis também é muito freqüente em nosso bairro.

      Por causa do grande número de ônibus que por aqui circulam, o assalto dentro de ônibus também é muito freqüente.

      Botafogo é absolutamente carente de áreas de lazer. Faltam praças e a praia está completamente poluída. Infelizmente como lazer só restou o confinamento dos shoppings, os museus e os centros culturais, como por exemplo: a Casa de Rui Barbosa, o Villa Lobos, o Tempo Glauber, o Museu do Índio, e as livrarias e bistrôs dos cinemas Estação Botafogo, Espaço Unibanco e Unibanco Arteplex. A Biblioteca Popular de Botafogo que mantém uma intensa agenda de atividades culturais.

      O sistema de transportes de Botafogo é um dos mais completos da cidade. Entretanto, o trânsito do bairro é conhecido por sua lentidão e constantes engarrafamentos.

      Os investimentos do setor imobiliário têm proporcionado uma ocupação desenfreada. Tal procedimento vem contribuindo para que Botafogo perca, de forma brusca, sua identidade cultural.

Estatísticas de Botafogo
  • Área- 4,79 km2
  • População - 82.890 hab. (fonte: IBGE - Censo 2010)
  • Densidade demográfica - 168,9 hab./ha
  • Pessoas por domicílio - 2,86
  • Índice de alfabetização - 96,69%
  • Renda média dos chefes dos domicílios - 11,5 s.m.
  • Área de parques, praças e jardins - 2,48
  • Praças - 17
  • Logradouros - 119
  • Postos de combustíveis - 22
  • Agências Bancárias - 43
  • Estabelecimentos de saúde - 108
  • Clubes - 7
  • Bibliotecas - 7
  • Salas de cinema - 25
  • Escolas Municipais - 7
  • Escolas Estaduais - 3
  • Colégios e Cursos - 129
  • Universidades e Faculdades - 6
  • Supermercados - 48
  • Área Urbanizada - 83,37%
  • Número de imóveis: residenciais - 33.784 (2000); não residenciais - 5.939 (2000).
Dados sobre atividades ligadas ao turismo

     Em relação às atividades ligadas ao turismo, o bairro de Botafogo está longe do que se poderia esperar. Como sua praia está poluída, só se presta a contemplação. Os shoppings: Rio Sul, Botafogo Praia Shopping e o Plaza Shopping são uma excelente opção para as compras. Para assistir a uma boa música existem o Canecão ou o Espaço Cultural Sergio Porto. Para comer as opções são as mais variadas incluindo o Pólo Gastronômico de Botafogo à Rua Visconde de Caravelas e adjacências. Se for só para tomar um chopp a Cobal Humaitá é uma das opções recomendadas.

Dados sobre atividades ligadas a Construção Civil

      Dados sobre o licenciamento de novas construções, em:

  • 2000 - licenciados 99.824 m2 (21 prédios)
  • 2001 - licenciados 169.470 m2 (33 prédios)
  • 2002 - licenciados 90.244 m2 (15 prédios)
  • 2003 - licenciados 135.372 m2 ( 9 prédios)
  • 2004 - licenciados 53.326 m2 ( 3 casas e 5 prédios)
  • 2005 - licenciados 70.968,19 m2 (14 prédios e 3 lojas)

Fonte: Rose Compans ( Assessora U/Gab.)

  • 2006 - licenciados 45.813 m2 (16 prédios)
  • 2007 - licenciados 182.419 m2 (46 prédios)
  • 2008 - licenciados 202.958 m2 (20 prédios)
  • 2009 - licenciados 34.461 m2 (7 prédios) - 1° trimestre

Fonte: Maria Eugênia Loureiro (Assessora SMU/Gab.)

OBS: Não temos ainda um banco de dados com todas as empresas de Botafogo mas estamos trabalhando nesse sentido e logo haverá novidades.

 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria