INÍCIO
NOTÍCIAS
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO
ORIGEM DO BAIRRO
HISTÓRIA DO BAIRRO
POR DENTRO DO BAIRRO
MEMÓRIA HISTÓRICA
EXPANSÃO URBANA
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
LEGISLAÇÃO GERAL
NOSSO PATRIMÔNIO TOMBADO
NOSSO PATRIMÔNIO
PRESERVADO E TUTELADO
ÓRGÃOS PÚBLICOS
SOLICITAÇÃO DE DEMOLIÇÃO
ESPAÇOS CULTURAIS
REDE BOTAFOGO DE CULTURA SOLIDÁRIA
HISTÓRICO
ESTATUTO SOCIAL
DIRETORIA
ATAS DAS REUNIÕES
RELATÓRIO DE GESTÃO
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
AÇÕES JUDICIAIS
CAMPANHAS E EVENTOS
PROPOSTAS E PROJETOS DA AMAB
VÍDEOS
INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS
EDIÇÕES ANTERIORES
ANUNCIE NO MANEQUINHO
SERVIÇO DENTÁRIO
TELEFONES ÚTEIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar
Iphan embarga Red Bull Air Race
Data: 27/04/2010
Fonte: O Dia Online
Autor: Fernando Molica

Rio - A Superintendência Regional do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - decidiu, no início da tarde desta terça-feira, embargar a realização do Red Bull Air Race, competição aérea prevista para ocorrer nos próximos dias 8 e 9 de maio sobre a Baía de Guanabara e o Aterro do Flamengo. A informação é da coluna Informe do Dia.
O secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, afirmou que "determinação do IPHAN é para ser cumprida".
"Vamos promover uma reunião entre a organização do evento e a Superintendência do Iphan para que os ajustes necessários sejam feitos e o evento possa ocorrer obedecendo às exigências do Instituto", disse Antonio Pedro.

A decisão foi motivada pelo fato de o Aterro ser um bem tombado desde 1965. Em nota que será divulgada daqui a pouco, o Iphan afirma que sequer foi procurado pelos organizadores do evento. Para conseguir realizar a competição, seus promotores terão que cumprir uma série de exigências. 

Associações de moradores de bairros da Zona Sul são contra a realização do evento no Aterro. Temem a repetição do caos ocorrido na semana passada, quando um evento promovido pela Igreja Universal do Reino de Deus provocou um caos no trânsito de parte da cidade.

Evento reuniu mais de 1 milhão de pessoas na Enseada de Botafogo em 2007

Confira a nota do Iphan na íntegra:
 
O Iphan/RJ acaba de embargar a realização do Red Bull Air Race, marcado para os dias 8 e 9 de maio, no Parque do Flamengo. A medida foi necessária uma vez que os organizadores sequer comunicaram ao Iphan sobre a realização do evento, além de deixarem de tomar as medidas compatíveis com o que estabalece a legislação para aquela área.

Por ser tombado pelo Iphan desde 1965, por sua importância arqueológica, etnográfica e paisagística, o Parque do Flamengo tem limitações e regras específicas para o seu uso.

O embargo à continuidade dos preparativos estabelece a retirada dos tapumes metálicos, a apresentação formal de projeto do evento ao Iphan/RJ e a assinatura de termo de responsabilidade, por parte dos organizadores, com o objetivo de manter a integridade daquele bem tombado nacional.

« voltar  |  X topo
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria