ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
01/12/2009 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB

      Ao primeiro dia do mês de dezembro de 2009, às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, em Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo-AMAB, presidida por sua Presidente Regina Chiaradia e secretariada pela Conselheira Fiscal Elisa Fontes. A Presidente usou da palavra para falar sobre:

1) Planilha da 4ª RA: Foi apresentado em reunião no dia 27 de novembro, um documento com o trabalho que a IV RA fez durante este ano mostrando as situações que a mesma atuou, tais como, o choque de ordem nos bares e similares que desrespeitavam a ordem instituída, as passagens subterrâneas de nossa Praia de Botafogo, o recolhimento e/ou abrigo da população de rua e dos menores infratores.

2) Entrevista no JB: Falou sobre a entrevista dada ao Jornal do Brasil sobre a sala de cinema Arteplex, onde foi questionada se a mesma teria sido benéfica ao bairro, ao que ela concordou dizendo que era menos um reduto de sala de pornografia, pederastas e/ou pedófilos que assolam a cidade.

3) Ocupação irregular do espaço público: Comentou sobre a ocupação irregular das calçadas, fato que vem se perpetuando e se mantendo constante, mormente nas ruas Voluntários da Pátria e Real Grandeza, onde uma dita “feirinha” de artigos populares se apossou de toda a calçada, deixando os pedestres sem condições de travessia, posto a calçada ter sido tomada integralmente pela pseudo feira. Colocou também que as autoridades não coíbem este tipo de ação e que assim as calçadas vão sendo tomadas e ninguém faz nada.

4) Reunião na última sexta-feira do mês com os presidentes das Associações de Moradores: Disse ainda que os encontros com o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos e o Administrador Regional, Rodrigo Pian, da IV RA, têm sido proveitosos, à medida que ela solicita e a contrapartida é feita sem muitos entraves.

5) Participação em evento na Comunidade Santa Marta: Disse ainda que na semana anterior a reunião foi produtiva. Que esteve presente em uma palestra na Comunidade Santa Marta, onde falou sobre a ocupação da polícia com a sua UPP, e questionou os moradores se eles estavam satisfeitos com o Poder Público na comunidade, e se as propostas oriundas deste mesmo Poder estavam sendo objetivas, conclusivas e se havia contrapartida à ocupação com os serviços públicos funcionando a contento. Alertou-os sobre a determinação ESTADO X ESCOLHA, onde a comunidade deve se colocar e como, se contra ou a favor dos empreendimentos.

6) Participação em palestra no CREA/RJ: Participou a todos também que esteve numa palestra no CREA onde se falou sobre Segurança do Trabalho X Gás X Conversão, com o Grupo “MORTE POR GÁS, NUNCA MAIS”, onde as mães dos adolescentes mortos pela inalação de gás enquanto tomavam banho em suas casas e que estavam presentes à palestra, mantinham uma luta sem fim perante a empresa que distribui o gás na cidade, a CEG, posto a mesma haver informado, de forma mentirosa, que as mortes ocorreram por desobediência às normas estabelecidas pela concessionária, dizendo que as pessoas retiraram o lacre que vedava o uso do gás. Na reunião do CREA foi apresentado o projeto de lei de autoria do Deputado Alessandro Molon, que pretende que a CEG seja obrigada a fazer uma inspeção anual e gratuita aos consumidores do GÁS. O Defensor Público Rodrigo Terra, presente também na palestra, informou que já conseguiu liminar na justiça garantindo esse direito aos usuários de gás. O grupo das mães pediu a Regina que ela voltasse a atuar sobre o assunto, visto ter sido a única Associação de Moradores a ser solidária com a causa.

7) Feira de Produtos Orgânicos: Regina informou ainda que recebeu um telefonema da Associação dos Produtores de Produtos Orgânicos questionando se haveria interesse e/ou impedimento da AMAB que a feira se instalasse em nosso bairro e onde. O associado Sérgio Bahia então disse que seria de bom tom que a mesma ocupasse o terreno ao lado do HORTIFRUTI, visto os produtos envolvidos serem pertinentes, ou ainda na Praça Mauro Duarte.

8) Praça Nelson Mandela: Regina observou que a imprensa divulgou que haveria um projeto para ½ (MEIA) Praça Nelson Mandela, onde o prefeito não executaria o projeto aprovado pela população, para não ter que transferir a UPA para o outro lado da rua, mas que após contatos com o IPP e outros órgãos, os mesmos alegaram nada saber sobre o assunto. Regina também comentou haver recebido elogios ao atendimento da UPA, mas que eles também são contraditórios visto ter pacientes alegando terem ficado numa fila à espera de atendimento por mais de quatro horas.

9) Fórum de Intenções Botafogo: A presidente também esteve presente ao Seminário sobre população de rua onde participaram autoridades como: Mariano Beltrame, Fernando William, Rodrigo Pian, onde constataram que faltam abrigos e que a população acaba por ser flutuante fazendo rodízio de abrigos. A população flutuante em Botafogo é da ordem de duzentas pessoas, mas que na cidade toda, esse número ultrapassa a casa de quatro mil pessoas, entre adultos, idosos, homens, mulheres e crianças impúberes e púberes. A presidente da AMAB, juntamente com a presidente da AsCEB, Suzimar Niv, pensam instituir em janeiro de 2010, durante quinze dias a Semana da Solidariedade. Segundo Regina, nós AMAB, nunca participamos de uma mobilização como essa. O Projeto Social visaria em tese, com a ajuda dos voluntários da AMAB, órgãos do Governo Estadual e Municipal, entrar nas dependências do Dispensário dos Pobres da Rua Munis Barreto e cadastrar, identificar, conduzir aos seus estados de origem aqueles que assim o quisessem, melhorando assim a condição de vida de um percentual desta população de rua.

10) Representação no MP contra a forma que está sendo feita a revisão do Plano Diretor: A AMAB junto com outras entidades deu entrada no Ministério Público, na promotoria de Meio Ambiente, em um documento contestando a forma como está sendo conduzida, pela Câmara Municipal, a revisão do Plano Diretor, que não levou até agora em conta a participação popular, exigência de lei federal.

11) Novo Sócio: A AMAB recebeu mais um morador de Botafogo com dúvidas sobre a Subenfiteuse Silva Porto e orientou-o a não ceder às exigências feitas pelos supostos subenfiteutas e que de acordo com o advogado da AMAB, toda essa questão não passa de uma enorme farsa histórica.

12) Abaixo assinado contra a construção do Hotel IBIS Botafogo: Lembrou que o abaixo assinado contra o licenciamento X construção de um hotel (IBIS) com doze andares na esquina das ruas Professor Álvaro Rodrigues com Paulino Fernandes está correndo, e, quanto mais assinaturas se obtiver melhor será o resultado para o pedido de cassação do licenciamento.

13) Metro Linha 4: Lembrou também que o projeto do Metrô para a Barra está metade licitado e a outra não; e que a prefeitura deveria abrir nova licitação a fim de evitar tropeços mais tarde. Encerrando lembrou ainda que no próximo dia 15 de dezembro, última reunião do ano, nos reuniremos na Confraternização do Fim de Ano com os nossos amigos de todas as horas.

Nada mais dito deu-se a reunião por encerrada às 22 horas, cuja ata segue por mim, Elisa Fontes, Conselheira Fiscal, lavrada e assinada, juntamente com a Presidente, Regina Chiaradia.

Elisa Fontes
Conselheira Fiscal
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria