ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
03/03/2009 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB

      Aos três dias do mês de março de 2009 , às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, em Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo-AMAB , presidida por sua P residente , Regina Chiaradia e secretariada pelo 1º Secretário, Alcyr Nordi. A Presidente deu os seguintes informes :

1º) Favelização no Bairro de Botafogo: A AMAB tem sido muito cobrada pelos moradores pelo aumento da favelização em Botafogo. Regina lembra aos presentes que a AMAB sempre denunciou todo e qualquer aumento da favelização no bairro, tanto na imprensa, quanto na TV, mesmo lutando contra a omissão da própria prefeitura. Aproveitou para falar das fotos que recebeu de um morador mostrando o aumento absurdo da favelização do lado esquerdo do Conjunto Pio X, na Rua Álvaro Ramos. Regina registra o que aparece nas fotos é uma favela praticamente consolidada e avisa que já enviou as fotos para o subprefeito da Zona Sul solicitando providências. Informou, também, que o Exército está construindo um muro separando em duas a APA do Morro da Babilônia (Área de Proteção Ambiental), sob a alegação de proteger a Vila Militar de Copacabana, dos tiroteios dos traficantes.

2º) Choque de ordem : vem apresentando alguns resultados positivos mas destaca que a classe média é a que mais reclama porém esquece de cumprir sua parte, pois choque de ordem não é só tirar mendigos da rua e mesas de bares da calçada, é também tirar carros estacionados irregularmente e impedir que calçadas continuem a ser usadas como oficinas mecânicas. Em Botafogo, muita coisa ainda tem que ser feita: as vans irregulares continuam, pontos de táxis irregulares, táxis parando em qualquer lugar para pegar ou soltar passageiros, se deslocando lentamente junto aos meios-fios dos dois lados da rua atrapalhando sensivelmente o trânsito, etc, estacionamento de carros nas calçadas ou em locais proibidos, estacionamento irregulares nas portas dos educandários nos horários de entrada ou de saída de alunos, oficinas nas ruas, etc., focos de dengue a serem combatidos, etc. Enfatiza que temos que fazer nossos arquivos, registrando todas as irregularidades vistas para, depois, apresentar a subprefeitura da Zona Sul, cobrando providências corretivas. Regina aproveita para divulgar os telefones e e-mails, tanto do representante de Botafogo na 4ª Região Administrativa, quanto do subprefeito da Zona Sul:

Bruno Ramos - Subprefeito da Zona Sul - 7842-7498 / 7123-6617
brunoramos@hotmail.com

Paulo Fabiano - Representante de Botafogo na 4ª R.A. - 9338-1746 / 7852-1796
paulofabianojr@ig.com.br

3º) Eleições na AMAB: Na segunda quinzena de junho vão ocorrer as eleições na AMAB e gostaríamos que muitos associados se apresentassem para fazer parte da diretoria. Segundo informações, este ano haverá chapa de oposição para concorrer aos cargos. Vai passar correio eletrônico para os associados alertando-os para as eleições. O associado Silvio Melgarejo fez algumas colocações sobre como, ao seu ver, deveria ser a AMAB. Regina decidiu junto com os presentes que, daqui até as eleições, em todas as reuniões será aberto um ponto de pauta sobre "A AMAB QUE QUEREMOS" para que os associados apresentem a suas sugestões de como eles gostariam, que a AMAB atuasse.

4º) Aeroporto Santos Dumont: A ANAC já concedeu autorização para a Companhia Aérea AZUL operar no Santos Dumont. Ressaltou os aumentos substanciais da poluição sonora e da possibilidade de acidentes no bairro, que é rota dos aviões que operam no Santos Dumont.

5º) Estação São João do Metrô: à reunião promovida pela AMAB sobre o assunto só compareceram 48 pessoas, dos quais pouquíssimos eram da Associação. Os argumentos usados pelos governantes para não fazer a estação são infundados. O projeto inicial do Metrô está totalmente alterado. Ele está retalhado para atender aos governantes e aos eventos, principalmente Copa do Mundo e Olimpíadas. Não é para atender às reais necessidades da Cidade. Regina entende que só os projetos de interesse da Cidade e que estão emperrados deveriam ser retirados das gavetas. AMAB pediu entrevista com o Prefeito para tratar da venda dos terrenos do Metrô em Botafogo, principalmente o da Praça Nelson Mandela, o da futura Estação São João do Metrô na Álvaro Ramos e o do ex-canteiro de obras da Odebrecht na Rua Prof. Álvaro Rodrigues. Isto porque o Prefeito já enviou para a Câmara Municipal projeto de lei sobre a criação de parâmetros urbanísticos para possibilitar a venda dos mesmos. Se os vereadores aprovarem, não há como brecar essas vendas. Citou o caso da Praça Nelson Mandela, cujo projeto foi elaborado pelos moradores de Botafogo e aprovado, na época, em audiência pública. A AMAB marcou audiência com o prefeito no dia 07/04/09 para discutir a Praça Nelson Mandela. Sabe que existe problema com os camelôs, mas a AMAB não vai discutir essa questão.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a Presidente, Regina Chiaradia.

Alcyr Nordi
Secretário
César Nordi
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria