ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
21/10/2008 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB

          Aos vinte e um dias do mês de outubro de 2008 , às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, em Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo-AMAB, presidida por sua P residente , Regina Chiaradia e secretariada pelo 1º Secretário Alcyr Nordi. A Presidente deu os seguintes informes :

1º) Compromisso dos candidatos à Prefeitura do Rio com a AMAB: Em nome da AMAB, Regina enviou e-mail para os dois candidatos no qual elencava as principais reivindicações do bairro de Botafogo a serem atendidas pelo futuro prefeito. Ela acha que é uma forma de compromissar o candidato com a Associação. Mesmo que ele depois não cumpra, o registro está feito. Até agora, somente o candidato Eduardo Paes havia acusado o recebimento.

2º) Debates políticos : Disse que tem assistido aos debates políticos e, na sua opinião, os dois candidatos têm deixado a desejar. Com relação ao Gabeira, foi publicado no JB de hoje, que ele não vai nomear em nenhuma de suas secretarias, vereadores eleitos pelo Partido Verde, o que Regina acha muito bom. Afinal, vereador foi eleito pelo povo para representá-lo na Câmara. Chama a atenção dos associados para se esclarecerem sobre os candidatos e pensarem bem em quem vão votar.

3º) Linha 4 do Metrô : A Associação de Barra da Tijuca foi à Brasília para tratar desse assunto. Na reunião com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, a Associação ouviu que, para que a Linha 4 saia do papel, ela deverá estar incluída na relação de obras do COB, para a Copa de 2.016. Regina lembrou que muitas das obras foram usadas para justificarem a realização do PAN aqui no Rio, mas, na realidade, não saíram do papel. Lembrou que o PAN não deixou nenhum legado social para a cidade. Tudo o que foi prometido não foi cumprido. O agravante é que as contas do PAN até hoje não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União - TCU. Regina aproveitou para ler o e-mail do atual Prefeito no qual está dito que a Linha 4 tem que ser redefinida e licitada outra vez. Aproveitou para lembrar que no nosso caso, temos é que falar na Estação São João/Rio Sul, que é da Linha 1, a verba já foi paga e ela ainda não foi construída. Registrou, também, a atual situação do Metrô, que anda sempre superlotado.

3º) Recuperação da população de rua: Disse que a imprensa publicou hoje que o Estado lançará um projeto para recuperação da população de rua. Ela acha, entretanto, que se trata de projeto eleitoreiro, pois fala apenas em "incentivar" a recuperação. Sobre o assunto, comentou que a população de rua é de apenas 2.000 pessoas e pergunta como até agora as autoridades não conseguiram solucionar um problema cujo contingente de pessoas atingidas é de apenas 2.000 pessoas. Ressalta que em nenhuma outra cidade do país esse problema aparece de forma tão acentuada. Registra que nenhum dos candidatos à Prefeitura até agora apresentou projeto de governo direcionado a solução do drama da população de rua. Que temos que cobrar a solução para esse problema.

4º) Conselho Comunitário de Segurança: Regina entende que temos que atuar em função de um projeto para o bairro. Acha também que as autoridades deveriam convocar as associações para saberem o que está acontecendo nos bairros e, a partir daí, tomarem as providências cabíveis. Assim, nas reuniões seguintes, as associações passariam a cobrar as medidas corretivas aplicadas pelas autoridades.

5º) Participação da Comunidade : entende que a melhoria do sistema, como um todo, depende da nossa fiscalização. A qualquer irregularidade notada, denunciar a quem de direito. O telefone da Ouvidoria do Ministério Público é 127 . Pela sua experiência pessoal a Ouvidoria que melhor atende a população é a da COMLURB.

6º) Projeto dos 200 anos de Botafogo : Há necessidade de se começar a preparar o projeto de comemoração dos 200 anos do bairro para se entregue nas instituições que poderão financiá-lo.

7º) Sinal de trânsito em frente ao Shopping dos Sabores : Regina foi informada que a vereadora Leila do Flamengo panfletou dia antes das eleições em baixo de um sinal de trânsito localizado em frente ao shopping, ali colocado, segundo ela, por sua iniciativa com as autoridades. No dia seguinte das eleições, após não ser reeleita, o sinal foi desligado.

8º) Controle da UPA de Botafogo : Segundo o associado, João Carlos Teixeira Soares, o controle da UPA passará para o Corpo de Bombeiros, segundo declaração do Comandante do Corpo de Bombeiros do Humaitá.

9º) Morro do Pão de Açúcar : Está concorrendo ao concurso da escolha da "7ª Maravilha do Mundo Moderno". A exemplo do que ocorreu com a eleição da imagem do Cristo Redentor, no Corcovado, conclama aos associados e a população, de um modo geral, a votarem através do site: www.votepaodeacucar.com.br . A seguir, o diretor Financeiro César Nordi informou que:

a) a Praia de Botafogo anda com um mal-cheiro insuportável, dando a entender que a comporta dos rios Bercor e Banana Podre tem estado aberta, descarregando tudo o esgoto na Enseada de Botafogo.
b) o associado Reginaldo,
do GPS da Igreja da Matriz, deu notícias dizendo que está com compromissos na Igreja, motivo pelo qual não tem vindo a AMAB. Espera superar essas dificuldades brevemente. Continuando a reunião, a associada Ione Fuccini quis registrar seus protestos pelos maus tratos que os brasileiros estão recebendo ao desembarcarem em Madri. Ione registra, também, seu descontentamento com a edição do jornal 'O Globo" logo no dia seguinte da eleição para vereadores, que apresentou um mapa com os resultados por bairro, mas no mapa não constou Botafogo.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a Presidente, Regina Chiaradia.

Alcyr Nordi
1º Secretário
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria