ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
20/05/2008 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB

          Aos vinte dias do mês de maio de 2008 , às vinte horas, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, em Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo-AMAB, presidida pelo seu Diretor de Finanças, César Nordi e secretariada pelo 1° Secretário, Alcyr Nordi. O Presidente, inicialmente, informou que por motivos particulares a Presidente da Associação não poderia comparecer hoje à reunião . Ato contínuo, passou-se a tratar dos seguintes assuntos:

1) Estação Rio Sul, do Metrô: o associado Augusto Mauro de Freitas disse que o Rio Sul concordou em deixar armar a barraca na passagem subterrânea que dá acesso ao mesmo, e que foi um sucesso a coleta de assinaturas. Na UFRJ também se colheu centenas de assinaturas. Que o movimento está sendo muito bem visto pela população. Estima que o abaixo-assinado já tenha recolhido entre 14.000 a 15.000 assinaturas pedindo a construção da Estação. Informou ainda que, no momento, estavam sem panfletos para a distribuição. Acredita, entretanto, que a estação só será construída se a Rio Trilhos, o Rio Sul e a Metrô Rio encamparem o projeto.

2) Shows na orla marítima : A associada Márcia Mury chamou a atenção para os shows que continuam acontecendo na orla. Acha que precisamos nos movimentar mais para evitar tais shows, face aos prejuízos e dificuldades que eles trazem para os moradores dos bairros. O Presidente César lembrou que, recentemente, houve uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir o assunto mas, que na realidade, foi de pouco eficácia. Lembrou, também, que o show pelos 50 anos do Cazuza, que teve pareceres contrários do Ministério Público e demais órgãos públicos para a sua realização, acabou acontecendo. Disse que é preciso saber quem está acima de todos esses órgãos e que acaba autorizando os shows. Márcia entende que poderíamos provocar novas audiências públicas na ALERJ, baseados até mesmo no que aconteceu no caso do show do Cazuza. Poderíamos provocar encontros com outras Associações, juntamente com os comandantes das forças encarregadas da segurança, da saúde, do juizado de menores, e etc, com o objetivo de tentar barrar esses shows. O Presidente César Nordi citou recente reunião com o Senador Marcelo Crivela para tratar do assunto, mas por ter o Senador chegado muito atrasado, praticamente não houve tempo para discutir todos os assuntos. Entretanto, o Senador foi claro em dizer que se eleito Prefeito do Rio, vai aumentar o número de eventos populares. César lembrou, ainda, os projetos das vereadoras Leila do Flamengo e Teresa Berger sobre eventos. Tais projetos são semelhantes em muitos pontos, sendo que o da vereadora Teresa Berger se aproxima mais dos nossos objetivos. O Secretário Alcyr Nordi lembrou que dias depois do mega show de Mick Jagger em Copacabana, também houve audiência pública com a presença de todas as autoridades envolvidas na segurança (Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Área de Saúde, Polícia Militar, CET-Rio, Juizado de Menores, etc) para debaterem os acontecimentos no referido show. Todos foram unânimes em afirmar que Copacabana não comportava shows daquela envergadura. Afirmaram que a quantidade de pessoas drogadas, inclusive menores, era muito grande. Como era impossível a locomoção das autoridades durante o evento, também ficou muito difícil o combate ao tráfico de drogas e aos roubos. Acha que, mesmo com todas as dificuldades para bloquearmos esses eventos aqui em Botafogo, temos que continuar a combatê-los através de todos os meios disponíveis. A associada Márcia ficou de contatar com Regina sobre o assunto para ouvir sua opinião.

3) Terreno anexo a FGV : O presidente César disse que a Promotora do MP, Rosani da Cunha Gomes, informou que a causa não está perdida e se for dada ordem para construir naquele local, ela entrará outra vez com o embargo.

4) Praça Nelson Mandela : Um associado informou que a Odebrecht estará saindo no próximo mês de Botafogo. Mas que a autorização do prefeito para a construção da praça ainda não foi expedida. Além do mais, está havendo falta de diálogo entre o Prefeito e a AMAB desde a luta contra o pagamento do IPTU. O associado Augusto Mauro destacou a reportagem no Jornal do Brasil, do último sábado, sobre o terreno, dizendo que ele seria liberado em julho e lá seria construída uma praça e uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA. Então, fica a pergunta: o projeto dessa praça é o nosso? Entende que deveríamos acompanhar de perto o que está sendo previsto.

5) Área de Saúde : A Diretora da área Social e Cultural da AMAB, Cacilda dos Santos, disse que a UPA a ser criada pode ser em função da dengue. Disse que o Posto de Saúde de Copacabana não tem condições de atender a todos que a ele recorrem, sendo então as pessoas encaminhadas para o Rocha Maia. Disse, também, que a dengue está diminuindo de intensidade. Sobre denúncias referentes a focos de mosquito da dengue, alertou que os Postos de Saúde só atendem se o endereço do local do foco for informado por completo.

6) TV Comunitária: O Presidente César informou que a AMAB voltou a contribuir para a TV Comunitária e que a chapa que ele fazia parte foi eleita para dirigir a TV. Entretanto, não tomou posse, porquanto a outra chapa (a da situação) fez outra eleição secreta e ilegal, e registrou a ata em primeiro lugar. O assunto está na justiça para decidir quem tem o direito de tomar posse.

7) População de Rua: A associada Suly ressaltou o aumento significativo da população de rua que tanto prejudica e assusta as pessoas do bairro. O Presidente César alertou que não há lei que obrigue o mendigo a sair do lugar e que a solução para esses casos é pedir ajuda à IV R A.

8) 199º aniversário de Botafogo: A Missa no dia 13/05/08 na Igreja da Matriz em comemoração ao aniversário do bairro e da paróquia foi muito bonita, com a Igreja lotada.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1ºSecretário, lavrada e assinada, juntamente com o Presidente, César Nordi.

Alcyr Nordi
1° Secretário
César Nordi
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria