ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
06/05/2008 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB

          Aos seis dias do mês de maio de 2008 , às vinte horas, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, em Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo-AMAB, presidida por sua P residente , Regina Chiaradia e secretariada pelo 1º Secretário Alcyr Nordi. A Presidente deu os seguintes informes :

1º) Terreno anexo a Fundação Getúlio Vargas : Regina informou que recebeu um telefonema do dono da RJZ solicitando informação sobre o terreno anexo da FGV pois a Wrobel o está oferecendo em leilão para os construtores. Regina informou ainda que, telefonou para a Dra. Rosani da Cunha Gomes, promotora do MP responsável pela ação judicial contra esse empreendimento e perguntou a ela se não havia mais nenhum recurso contra a construção. Rosani respondeu que ainda temos muito a discutir nessa ação e que era uma irresponsabilidade começar a leiloar ou a construir alguma coisa. Que a AMAB (parceira do MP nessa ação) ainda pode ser vitoriosa nessa causa.

2º) Prédio da Pinheiro Machado: Regina trouxe o informe de que saiu a sentença dessa ação do MP, onde a AMAB também é a autora da denúncia, mas que, infelizmente, a juíza não aceitou os argumentos do MP e proferiu uma sentença dando ganho de causa a construtora e dizendo que nada havia de errado em construir um prédio em ZR3 com a saída da garagem para 130 automóveis em uma ZR 1. O MP vai recorrer ao Tribunal para modificar a sentença. Regina colocou que infelizmente nossos juízes ainda são muito pouco envolvidos com a questão da desobediência a legislação urbanística. Em sua sentença, a juíza achou muito positivo favorecer a construtora em detrimento dos moradores prejudicados.

3º) Prédio do Sírio e Libanês : Tomou conhecimento de que há uma legislação específica e que a mesma não permite que áreas destinadas a clubes venham a ser transformadas em residências ou áreas comerciais. Ficou de aprofundar o assunto e, caso tenha fundamento, vai entrar com uma representação no MP questionando a licença. Os presentes apoiaram a idéia.

4º) Leilão dos terrenos do Metrô: Foi informada pelo dono de uma das construtoras que ganhou o leilão (RJZ e CHL), que no local eles pretendem construir uma sede para a concessionária SINCALTO. Solicitou ao mesmo que nos fosse apresentado o projeto da Praça Nelson Mandela para que os moradores possam opinar se a mesma está seguindo o projeto aprovado pela AMAB junto com o Instituto Pereira Passos da prefeitura.

5º) Estação de São João do Metrô : Independente de qualquer movimentação da AMAB para a sua construção, ela é a que mais se justifica tecnicamente para ser a próxima ampliação do Metrô: já tem parte construída, dividiria a distância entre as duas estações mais afastadas (Botafogo e Cardeal Arco Verde) e inicialmente prevista para 30.000 usuários. O projeto da estação é de muita utilidade pra os moradores pois prevê uma esteira rolante desde a Plataforma na Rua Álvaro Ramos até o interior do Shopping Rio Sul, com ar refrigerado e lojas em ambos os lados em todo o trajeto. Sabe-se que há interesse do Rio Sul e concessionária Opportrans em se unirem para levar avante o projeto, uma vez que o Governo do Estado não tem dinheiro para fazê-lo.

6º) Licitação dos ônibus: Estranha que o Prefeito esteja fazendo a licitação dos ônibus no final do seu mandato, ainda mais quando se leva em conta que a licitação é por um longo período (25 anos + 10 anos). Pretende denunciar a falta de divulgação e Audiências Públicas no MP e também vai verificar se ela está de acordo com o Plano Diretor de Transportes. Antes de encerrar, o associado Ronaldo Pereira, do GPS, passou à Regina um Convite para a missa a ser realizada na Igreja da Matriz de Botafogo, no dia 13 de maio, em comemoração ao 199º aniversário de Botafogo e também da Paróquia de São João Batista da lagoa, na Rua Voluntários da Pátria.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a Presidente, Regina Chiaradia.

Alcyr Nordi
Secretário
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria