ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
17/07/2007 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB
    Aos dezessete dias do mês de julho de 2007 , às vinte horas, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo-AMAB, presidida por sua P residente, Regina Chiaradia e secretariada pelo 1° Secretário Alcyr Nordi. A Presidente deu os seguintes informes:

1º) Praça Nelson Mandela : segundo o Síndico do prédio Piazza Verde, que fica atrás da futura Praça, a Odebrecht já teria desocupado 30% da área para a Praça. Segundo este síndico, todos os moradores do prédio querem a praça. Ainda segundo o síndico, foi construído um muro no meio da área do canteiro de obras. Regina lembra que a Associação luta pela área inteira e não vai aceitar negociação de parte dela. Sabe que há várias salas comerciais compradas que já foram devolvidas para a CHL pois os compradores se julgaram ludibriados. Disse também, que não quer parceria com a CHL. A Associação vai continuar na campanha junto ao Governo Estadual pela obtenção de 100% da área do canteiro de obras do Metrô para a construção da Praça. A entrega do abaixo-assinado agora, como anteriormente previsto, parece inoportuno, pois toda a atenção da Cidade está voltada para o PAN. Por isso, julga importante continuarmos a colher assinaturas, tendo o cuidado de anotar também o número do documento do assinante. Lembra, mais uma vez, que o contrato da Empreiteira com o Estado estabelece a existência de área para canteiro de obras mas não diz onde. A obra já passou por Botafogo há muitos anos e o canteiro permanece aqui. Queremos que o canteiro saia de Botafogo, não interessa para onde. Nessa luta, não podemos entrar em choque com outras Associações de Bairro para dizermos para onde deve ir o canteiro. Queremos apenas que ele saia de Botafogo. Já existe projeto aprovado da Praça há muitos anos. Foram feitas as seguintes propostas objetivando intensificar a nossa campanha: produção de documento sucinto contando a história da nossa luta pela praça, cartazes grandes com o projeto da Praça, faixas, camisetas da AMAB , gravação de fitas, botons, adesivos, crachás da AMAB identificando os colhedores de assinaturas. Teríamos que procurar o patrocínio para as camisetas, talvez do Shopping Rio Sul, através do Abílio da ALMA, ou com empresas de Telefonia. O início da campanha poderia ser nos pontos de competição do PAN, como o Aterro do Flamengo. O associado Ulisses sugere que um dos cartazes seja com o desenho da Praça para chamar a atenção das pessoas . Com relação aos camelôs , já receberam comunicado de que deverão se retirar do local. Em contra-partida, eles também fizeram um abaixo-assinado pedindo a continuidade do “mercado popular de Botafogo”, conforme eles denominam o local, com todos os seus boxes, o que, segundo eles, contribui para a segurança do bairro e evita o desemprego. Eles são anunciantes de um jornal local que lhes dá cobertura. Regina lembra que eles vieram para o local trazidos pela vereadora Leila do Flamengo. Complementando, Regina disse que se necessário, acionaria o Ministério Público enquanto estivermos nas ruas reivindicando a Praça.

2º) Associação das Empresas de Botafogo (AsEB): Regina informou que a AsEB se desligou da AMAB e não mais vai escrever/ou anunciar no “Manequinho”. Regina acredita que tenha sido por causa da festa de comemoração do aniversário de Botafogo, quando discordou da postura do presidente da AsEB em relação a condução do evento.

3º) Subenfiteuse Silva Porto: Os advogados dos enfiteutas deram entrada num “Agravo de Instrumento” em 12/07/07, no Tribunal, mas Regina desconhece sob qual argumento. Foi apresentada a “charge” feita pelo associado Régis da juíza do processo sentada encima do mesmo para ser publicada no próximo número do “Manequinho”. Foi proposto que sejam produzidos e distribuídos panfletos explicativos para os compradores, em potencial, dos apartamentos no lançamento do empreendimento da Rua Dezenove de Fevereiro com a Voluntários da Pátria, sobre os problemas com a subenfiteuse que estarão sujeitos. Isto deverá ser feito de forma a evitar conflito com a construtora ou imobiliária .

4º) Esgotos : Seguindo a reunião, o associado Helmo levantou o problema dos esgotos do bairro, dizendo que já tinha passado vários e-mail para a Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. Foi sugerido, então, a criação de uma comissão para se reunir com o diretor da área de esgotos de Botafogo, para pedir a troca da rede de esgotos de Botafogo, levando o processo existente no Ministério Público sobre o assunto. O objetivo é lutar pela troca dos grandes troncos de esgotos: o da São Clemente, o da Voluntários e o da Mena Barreto, e também pela volta do escritório da CEDAE que trata do assunto para Botafogo. Os associados Helmo e Licínio já se apresentaram para fazerem parte da Comissão e pedem para solicitar, via internet, quem mais quer fazer parte da comissão.

5º) Retirada de Mendigos : o diretor de Finanças, César Nordi, informou que essa solicitação deve ser feita de maneira sistemática a Sra. Vitória Cervantes, Administradora Regional da IV Região Administrativa (IV RA), na Rua Moura Brasil, 23, pelos telefones: 2553-5638 ou 2553-5630.

6º) Retirada de nomes da lista da AMAB : Retomando a palavra, Regina disse que recebeu e-mails de duas associadas pedindo para que tivessem seus nomes retirados da lista da Associação pois entenderam que a matéria enviada pela AMAB sobre os jogos Pan-Americanos tinham caráter político, com o que não concordavam. Regina respondeu aos e-mails dizendo que ia atender à solicitação das associadas, mas explicou que as matérias não tinham cunho partidário e que achava dever da Associação informar aos seus associados fatos que considerava importantes, como o caso em tela. Os presentes disseram que não concordavam com a interpretação das duas associadas e que realmente elas deveriam ser atendidas nos seus pedidos.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a Presidente, Regina Chiaradia.

Alcyr Nordi
1º Secretário
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
                  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados