ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
05/10/2006 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB
     Aos cinco dias do mês de outubro de 2006 , às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo - AMAB, presidida por sua presidente Regina Chiaradia e secretariada pelo 1 o Secretário Alcyr Nordi. Inicialmente, Regina deu os seguintes informes:

1º) Ponto de Moto-Táxis:
Recentemente recebeu denúncia de um morador sobre a existência de um ponto que já contava com 27 motos, cadeiras, toldos, etc., na Praça Nelson Mandela, esquina com a Rua Voluntários da Pátria. Ligou para a Guarda Municipal e fez a denúncia mas, não recebeu retorno. Ela ligou então para o jornalista da Coluna Gente Boa do O Globo falando sobre o fato e no dia seguinte foi publicada nota na coluna. No mesmo dia da publicação, recebeu telefonema do Inspetor Itaharassi Bomfim Júnior (2536-2485) da área de Trânsito da Guarda Municipal, informando que o ponto havia sido fechado.

2º) Ponto de Táxi clandestino na Rua Paulo VI esquina com a Clarisse Índio do Brasil:
Dias atrás, foi surpreendida com uma placa num poste perto de sua residência anunciando um churrasco comemorativo da inauguração de um ponto de táxi nas esquinas das Ruas Pulo VI com Clarisse Índio do Brasil. Perguntando a um dos taxistas que já se encontrava fazendo ponto no local, Regina recebeu a resposta, de forma agressiva, que o ponto já tinha autorização da PM para funcionar e que qualquer dúvida consultasse a cabine dos policiais ali existente. Ela não só consultou aos policiais da cabine como também telefonou para o Comandante da PM que imediatamente enviou viaturas para o local. O caso foi parar no Quartel para os devidos esclarecimentos, que culminaram com a retirada imediata dos táxis que ali estavam e da previsão de instalação do ponto clandestino.

3º) Tombamentos de Imóveis:
O associado Sr. Cunha, presente à reunião, solicitou informação sobre o porquê da casa da irmã de Joaquim Nabuco datada de 1910, onde ele atualmente mora, localizada na Rua Dezenove de Fevereiro, quase esquina com Voluntários da Pátria, não estar tombada. Regina informou que essa solicitação não havia sido enviada a AMAB na época em que ela propôs a criação da APAC de Botafogo. Informou também que, qualquer cidadão, munido dos documentos históricos comprobatórios, poderia solicitar o tombamento de um imóvel com valor histórico. Complementou informando ainda que, Botafogo é o segundo bairro em número de imóveis tombados, perdendo apenas para o Centro. Lembrou das lutas desenvolvidas pela AMAB para conseguir a preservação de tal patrimônio, sendo, a última delas a da mansão dos Linneo de Paula Machado, na esquina das Ruas São Clemente e Dona Mariana.

Seguindo a reunião, o
2º Secretário Daniel Pessanha, disse que:

1º) Entrevista no RJ/TV:
conforme acertado com a presidente desta Associação, foi entrevistado no dia 13/08/06 pela reportagem do RJ TV, da Rede Globo, na qual ele falou sobre os perigos das doenças transmitidas pelos pombos.

2º) Violência no Bairro:
Ressaltou a violência crescente na Cidade e também no Bairro, citando os últimos casos, como o do assassinato seguido de esquartejamento de uma empresária na Rua Bambina.

3º) Clonagem de telefone
: Alertou para o golpe através de telefone, onde uma pessoa que se identifica como "Maurício Martins Ribeiro, técnico da Telemar", pede para o cliente digitar um determinado número de telefone seguido de outros algarismos e, a seguir, digitar asterisco. Com isso, o telefone fica clonado, sem que o cliente saiba. Informou que o golpe foi aplicado na casa dele.

4º) Debate no IBAM
: Achou interessante o debate suprapartidário com políticos no IBAM com a participação da AMAB e sugere a criação de núcleos de pesquisa para monitorar os candidatos eleitos. Nesse ponto, Regina enfatizou que a AMAB foi apenas participante do debate, pois acha que organizar debates restritos somente a alguns políticos não seria uma atividade da Associação.

5º) Sites de Interesse:
Sugeriu a divulgação, por parte da AMAB, dos sites: "Transparência Brasil" www.transparencia.org.br e da "Câmara Federal" www.camara.gov.br , por achar que seriam de interesse para os Associados. Regina também informou que conhecia o primeiro dos sites citados e que já não o divulgou por acha-lo tendencioso, haja vista que um de seus fundadores, Aristides Junqueira, é reconhecido como o engavetador de processos e CPI´s contra o ex-presidente FHC. Além disso, é patrocinado por renomados lobistas da construção civil de São Paulo e outras figuras atuantes em episódios de corrupção no País, num passado recente e triste. Quanto ao segundo Site, vai divulgá-lo no Manequinho.

6º) Clube Sírio e Libanês
: lamentou a venda do Clube, por motivos financeiros, que há 50 anos está no Bairro. Segundo soube, ele está se deslocando para o Recreio dos Bandeirantes. Acha que com a saída do Clube o Bairro perde culturalmente, além do local ficar mais perigoso pela diminuição do movimento naquele entorno, principalmente, nos domingos e feriados, propiciando assaltos.

7º) Consumo de drogas
: Nas proximidades do prédio onde mora, na praia de Botafogo, um grupo cada vez maior de pessoas está usando e vendendo drogas abertamente, sem nenhuma restrição, fato que o está preocupando. Regina lembrou que quase em frente ao prédio onde ele mora, existe uma câmara vigia da polícia. Sugere que ele procure o Comandante da PM para monitorar o local e as providências cabíveis.

Solicitando a palavra, a Diretora Social e Cultural, Cacilda dos Santos,
solicitou a possibilidade da AMAB fazer matéria sobre o Posto de Atendimento do INSS em Laranjeiras, tendo em vista a lastimável forma de atendimento que vem sendo prestado, fazendo com que os segurados do INSS, cheguem de madrugada às filas e, normalmente, sem nenhuma garantia de serem atendidos.

Em prosseguimento à reunião, o 1º Secretário Alcyr Nordi
informou que compareceu, como representante da AMAB , ao I Fórum Inter-Comunitário Católico, realizado em 23/09/06, no Colégio Santo Inácio, onde foram debatidos assuntos da comunidade católica relativos à política e às associações comunitárias. A AMAB apresentou um breve resumo dos seus trabalhos junto à comunidade de Botafogo, deixando aberto o convite para a participação da comunidade católica em seus trabalhos. Durante a exposição, houve muita participação dos presentes, com muitas perguntas e sugestões. Uma delas foi a possibilidade da AMAB verificar se as clínicas e hospitais situados em Botafogo ,que utilizam bomba de Césio para tratamento especializado, têm licença da Comissão de Energia Nuclear (CNEN) para funcionarem com tal equipamento, altamente perigoso.

Finalmente, o
Diretor de Finanças César Nordi, informou que a situação financeira da AMAB vem se agravando, sendo que no presente mês, praticamente o saldo em caixa é zero. Depois de debate sobre o assunto, ficou decidido que a Associação faria duas coisas: primeiro uma campanha para conseguir novos associados e segundo um documento enviado junto com o último balancete aos seus associados que deixaram de pagar, explicando a situação e conclamando aos mesmos a colocarem em dia as suas mensalidades. E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22:30 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a presidente, Regina Chiaradia.
Alcir Nordi
1° Secretário
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria