ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
20/04/2006 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB
      Aos vinte dias do mês de abril de 2006, às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo - AMAB, presidida por sua Presidente, Regina Chiaradia e secretariada pelo 1o Secretário, Alcyr Nordi. A Presidente usou da palavra para dar os seguintes informes:

a) Plano Diretor
: Conforme tem sido amplamente divulgado através da imprensa, está sendo debatido o Plano Diretor Decenal da Cidade do Rio de Janeiro que é definido como a lei que define os parâmetros do crescimento de nossa cidade. Como o próprio nome já diz, o PD tem que ser revisto a cada dez anos. O projeto de lei do novo PD está sendo discutido no Conselho Municipal de Política Urbana - COMPUR, onde a AMAB tem acento pelo fato de nossa presidente ser a Diretora de Urbanismo da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro - FAM-RIO. Regina contou que o assunto assumiu tamanha relevância na mídia, que na última reunião ordinária do COMPUR, realizada no dia 17 próximo passado, na sede da Ademi, na Urca, sem nenhum aviso prévio, a TV Globo apareceu lá para filmar a reunião. A princípio, os empresários e os representantes da Prefeitura não queriam que a reunião fosse filmada, entretanto, depois de uma votação, ganhou a proposta que a reunião fosse filmada, tornando-a pública, o que Regina entende ter sido muito bom. A reunião era para apresentação das sugestões para o novo projeto do PD feitas pelas entidades que fazem parte do COMPUR. Regina era a única que representava a população através da FAM-RIO. Os demais participantes eram representantes de sindicatos, do governo, dos empresários, etc. A sua apresentação durou cerca de 2 horas, na qual ela defendeu a idéia da criação de subzonas inseridas nos diversos bairros, de incentivo a criação de moradia de interesse social. Destacou, ainda, que os linguagem utilizada, principalmente, pelos representantes da Prefeitura, foi altamente complexa deixando margem a muitas dúvidas. Por outro lado, os empresários não querem que suas garantias, hoje vigentes, sejam alteradas. Como exemplo citou que para o novo PD existe um instrumento criado pela lei federal chamada de Estatuto das Cidades, com o título de Outorga Onerosa do Direito de construir. Esse instrumento determina que em bairros já adensados como o de Botafogo, os construtores, após a promulgação da lei, para continuarem a construir, terão que pagar e bem caro para receberem a licença de construção. Com relação às construções irregulares, tais como, ampliações em coberturas, etc, ela é de opinião que devam ser demolidas, sem exceção. A programação agora é: dias 24 e 25/04/06, reunião para redação das conclusões da reunião sobre o Plano Diretor e, dia 27/04/06, encaminhá-las para o Prefeito. Depois da aprovação do Prefeito, ele a encaminhará à Câmara Municipal para ser debatida e aprovada. De um modo geral, Regina achou a reunião proveitosa.

b) Pré Congresso da FAM-Rio
: Será realizado no dia 29/04/06, sábado, das 9 às 18 horas, no auditório da Av. Marechal Floriano, 199. Para representar a AMAB no Pré-Congresso, foram eleitos os seguintes Delegados: Alcyr Nordi, César Nordi, Geraldo Dias, Cacilda dos Santos, Daniel Pessanha e Fernando Turino.

c) Anúncio da RJZ no "Manequinho"
: Foi surpreendia com a notícia de que a RJZ, construtora que deverá construir prédios na área onde hoje é a Casa de Saúde Dr. Eiras, fechou acordo com a firma que edita o nosso "O Manequinho" para compra de anúncio no jornal, a sua revelia. Regina disse que ficou muito constrangida com a notícia, uma vez que, recentemente ela, em nome da Associação, fez publicamente um acordo com a RJZ sobre a construção a ser feita na área em questão e agora, esse anúncio no jornal, dará combustível para se concluir, de forma errada, que uma coisa está ligada a outra. A fim de evitar esse tipo de entendimento, Regina enviou o seguinte e-mail para o Sr. Rogério Zylbersztajn, dono da RJZ, com cópia para todos os associados da AMAB que têm endereço eletrônico de nosso conhecimento. Segue abaixo, o texto:

"Aos amigos da AMAB,

Por me sentir na obrigação de prestar-lhes esse esclarecimento, estou enviando a vocês cópia do e-mail que dirigi ao dono da RJZ, Rogério Zylbersztajn, autora do projeto que será construído no terreno da antiga Casa de Saúde Dr. Eiras, pois a empresa que faz nosso jornal esteve lá e conseguiu deles um anúncio para o nosso Manequinho.
Num país onde as mamatas e a falta de ética andam imperando, é muito importante que deixemos claro a nossa postura, que será sempre pelo bem do bairro e não pelo favorecimento de qualquer forma que seja a nossa Associação de Moradores.

Abraços,

Regina Chiaradia

From: AMAB - Associação de Moradores e Amigos de Botafogo
To: Gilberto Silva - RJZ ; rogerio@rjz.com.br
Cc: Aline e Fábio - Jornalistas
Sent: Thursday, April 20, 2006 5:02 PM
Subject: anúncio

Prezado Sr. Rogério,

Foi bastante constrangida que tomei conhecimento, hoje, de veiculação de anúncio por parte de sua empresa em nosso jornal da Associação chamado O Manequinho. Quero deixar claro que, esta iniciativa não partiu de minha pessoa e que sequer fui consultada para tanto, uma vez que a confecção e venda de anúncios do jornal é terceirizada à empresa Minas de Idéias e a mim cabe apenas redigir as matérias.
Quero deixar claro também que, mesmo que o senhor se tivesse negado em fazer o anúncio, isto em nada mudaria o nosso acordo em relação ao seu empreendimento no terreno da Casa de Saúde Dr. Eiras, pois como deixei claro na ocasião de nossa reunião, este acordo visava apenas a manutenção do patrimônio tombado e não qualquer aporte financeiro a nossa Associação de Moradores.
Agradecemos a sua ajuda, uma vez que nosso pequeno jornal não tem como competir com a grande mídia, porém quero deixá-lo à vontade em relação a qualquer posição futura, pois o suposto vínculo que pode ter parecido ocorrer entre o seu projeto e o anúncio não existe. Nosso acordo continua limitado ao patrimônio a ser preservado e não a qualquer ajuda financeira a nossa entidade.
Esperando ter esclarecido este ponto que, por ventura, poderia dar margem a futuras interpretações dúbias ou maldosas, aproveito o ensejo para enviar-lhe meus protestos de consideração e estima.

Atenciosamente,
Regina Chiaradia - Presidente da AMAB

d) AMAB no ORKUT: depois que um de seus participante esteve presente em uma de nossas reuniões, Regina tem notado que o site passou a apresentar uma série de críticas à Associação. Freqüentemente, ela tem respondido a alguns dos críticos, pois entendia que eles não tinham informações sobre a AMAB.

e) Enfiteuse Silva Porto
: Lembra que a audiência preliminar será no dia 16/05/06, às14:20 horas, na 38ª Vara Civil. Regina estranha o fato de ter sido intimada a falar, pois o processo está baseado em prova documental. A seguir, o Diretor de Finanças, César Nordi, usou da palavra para reiterar que o "O Manequinho" está dando prejuízo e que a Associação está com despesas maiores do que as receitas. Mensalmente, estão sendo retirados cerca de R$700,00 de um pequeno saldo, ainda existente no caixa, para cobrir as despesas. Uma medida que poderia ser tomada seria acabar com o jornal da Associação ou, pelo menos, diminuir o seu tamanho. Depois de alguns comentários, decidiu-se aguardar o resultado da próxima edição do jornal para se concluir sobre o assunto.

Finalmente, a diretora de Saúde, Cacilda dos Santos informou que está aumentando, significativamente, a incidência de casos de Dengue em Botafogo.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a presidente, Regina Chiaradia

Alcir Nordi
1° Secretário
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria