ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
01/12/2005 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB
      Ao primeiro dia do mês de dezembro de 2005, às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo - AMAB, presidida pelo Diretor de Finanças, César Nordi e secretariada pelo 1o Secretário, Alcyr Nordi. Inicialmente, o Presidente usou da palavra para dar as boas vindas ao Sr. Mário Augusto, morador à Rua Barão de Lucena, 115, que está participando da reunião pela primeira vez. O Sr. Mário Augusto disse que veio conhecer a Associação e tentar ajudar no que for possível. A seguir, o Presidente passou a dar os seguintes informes:

1º) Ausência da Presidente da AMAB
: justificou a ausência da Regina por ela estar se recuperando de uma cirurgia;

2º) Reunião sobre enfiteuse
: tomou conhecimento através do Sr. Ruy de Azevedo, que hoje, nesse mesmo horário, está acontecendo uma reunião sobre a subenfiteuse Silva Porto no prédio da Rua Voluntários da Pátria, onde mora o Sr. Ruy, para a qual foi convidado o advogado da AMAB Luiz Paulo Viveiros de Castro. O objetivo da reunião era para que o advogado desse explicações sobre o assunto, pois os moradores daquele prédio tinham a intenção de abrir outro processo contra os Silva Porto, instruído pelo referido advogado. O Sr. Ruy adiantou que não participará do processo, pois já está incluído no processo aberto pela AMAB.

3º) Pagamento do Foro aos Silva Porto
: Soube, através da Presidente Regina, que a Sra. Maria de Lourdes, embora orientada pela AMAB para não pagar o foro anual dos Silva Porto, resolveu pagar, por orientação de um de seus parentes. A sócia Maria Beatriz disse que já há algum tempo não recebe as cobranças anuais do foro dos Silva Porto.

4º) Formulários do IBMEC
: distribuiu nos prédios vizinhos ao seu os formulários que tratam da pesquisa sobre a segurança condominial. Vai recolhe-los na próxima semana.

5º) Natal Solidário
: Na última terça-feira a AMAB foi convidada a participar do Natal Solidário instituído pela Agência Botafogo do Banco do Brasil (recolhimento de roupas, brinquedos, alimentos, etc.). Nós aceitamos o convite, e nossa parte será colocar uma chamada no Manequinho sobre o assunto. Quanto a nossa ajuda em apresentar entidades sociais ao Banco, se acha parada, pois a representante das referidas entidades saiu de férias e não deu mais seqüência ao caso. Estamos tentando novo contato.

Tomando a palavra, o diretor de Urbanismo e Meio Ambiente, Geraldo de Oliveira Dias deu os seguintes informes:

1º) Passagem subterrânea
: foi entrevistado pelo RJ-TV nesta semana sobre o estado lastimável em que se encontra a passagem subterrânea da Praia de Botafogo, no Mourisco. A passagem em frente ao Edifico Argentina está aceitável, mas ela já esteve melhor.

2º) Rampas de acesso
: Voltou a enfatizar a necessidade da existência de uma rampa na passagem subterrânea da Praia de Botafogo para facilitar o seu uso por pessoas que estão com bicicletas, em cadeiras de rodas, etc. O diretor César disse que esse assunto deveria ser tratado com o subprefeito da Zona Sul, Marcelo Maywald, que poderá ser encontrado na próxima segunda-feira no Batalhão da Polícia Militar, em Botafogo, por ocasião do "café da manhã".

3º) Caminhada Ecológica
: a programada pelo Conselho Gestor dos Morros da Babilônia, Leme e São João para o dia 30/10/05, que havia sido suspensa devido as fortes chuvas, foi realizada no domingo seguinte, 06/11/05, sem que a AMAB tivesse sido avisada.

4º) Poluição da Enseada de Botafogo
: Geraldo também informou, que a comporta de esgotos da Enseada, junto a FEEMA, há cerca de 6 meses vem despejando, continuamente, esgotos na praia. Esta informação foi obtida junto a uma pessoa que toma conta do terreno da FEEMA. Neste terreno também há um antigo e grande vazamento de água potável. Sobre este vazamento, já informou a algum tempo a CEDAE, que até o presente momento não tomou as providências cabíveis. Ele tem o número da reclamação feita pelo telefone. Vai voltar a telefonar para a CEDAE. Tentou falar sobre esses assuntos por ocasião da entrevista na TV, mas não deram consentimento. Continuando a reunião, a diretora Social e Cultural, Cacilda dos Santos, registrou o péssimo atendimento da Light, via telefone, ao cliente, quando foi solicitar reparo em um poste de iluminação próximo a sua residência que estava ocasionando falta de luz. O atendente queria saber mínimos detalhes, até o número do poste, para que pudesse atender o pedido. Como ela não soubesse informar, simplesmente, o atendente desligou o telefone. Este fato se repetiu, quando a diretora voltou a ligar imediatamente depois e a ligação foi atendida por outro funcionário. A seguir, a Sócia Maria Beatriz disse que não tem visto os Voluntários da Paz nas ruas próximas à sua residência. Prosseguindo, o Sr. Mário Augusto registrou o aumento substancial do tráfego de bicicletas e até motocicletas nas calçadas, levando perigos aos pedestres. Ficou de saber qual o órgão que tem a atribuição de coibir essas arbitrariedades para fazer a reclamação através da AMAB. O Sr. Alberto usou da palavra para informar que o Jornal do Brasil publicou no mês de novembro/05 matéria sobre os táxis piratas, na qual registrava o número do "Disque táxi Pirata" (3814-2484), através do qual qualquer pessoa poderá fazer sua denúncia, informando a placa do veículo. A criação do disque táxi pirata surgiu de um projeto do Vereador Dionísio Lins, da Câmara Municipal do RJ. A reportagem informa, ainda, que os táxis regularizados têm plástico com aprovação do IPEM para 2.006 no pára-brisa do lado direito e relógio em cima do painel com lacre e etiqueta bem visíveis. Finalmente, o 1º Secretário, Alcyr Nordi registrou o grande tiroteio que aconteceu no último sábado, dia 26/11, pouco antes das 23 horas, na esquina da Praia de Botafogo com a Av. Oswaldo Cruz, deixando marcas de balas nas paredes dos prédios próximos, nos carros estacionados, vidros de carros e de janelas de apartamento estilhaçados, carros fugindo de marcha-a-ré na Av. Oswaldo Cruz, etc. A versão dada foi a de que houve uma tentativa de assalto a um carro que estava parado aguardando o sinal abrir. Sabe-se que nessa Avenida muitos carros são roubados.

E como mais nenhum assunto foi tratado, a reunião foi dada como encerrada, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1º Secretário, lavrada e assinada, juntamente com o presidente, César Nordi.
Alcir Nordi
Secretário
César Nordi
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria