ATAS DAS REUNIÕES
« voltar
15/09/2005 - Ata da Reunião Ordinária da AMAB
      Aos quinze dias do mês de setembro de 2005, às vinte horas e trinta minutos, em sua sede provisória no Colégio Santo Inácio, situado à Rua São Clemente, 226, Botafogo, teve início a Reunião Ordinária da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo - AMAB, presidida por sua Presidente, Regina Chiaradia e secretariada pelo 1o Secretário Alcyr dos Prazeres Pinto Nordi. Regina prestou os seguintes informes:

1º) Trânsito em Botafogo
- muitos bairros da Zona Sul terão o trânsito alterado. Mostrou o cartaz enviado pela CET-Rio que será oferecido ao Colégio Santo Inácio para que o coloquem no mural de avisos, sobre o "1o Fórum Municipal de Trânsito" (Zona Sul) a realizar-se no dia 19/09/05, às 19 horas, no Planetário da Gávea. Quanto às mudanças no trânsito em Botafogo, haverá reunião da AMAB com a Coordenadoria Regional de Trânsito da Zona Sul - P-2.1, da CET-Rio (Rua Bartolomeu Mitre, 1297), no dia 22/09/05, às 15 horas, para nos informarmos sobre as mudanças.

2º) Conferência Municipal
- informou que recebeu o Relatório sobre a Conferência da Cidade do Rio de Janeiro, da qual participou como delegada, e o distribui para os demais diretores, para conhecimento e comentários. Regina fez a observação que a situação da Prefeitura e, em especial do Secretário de Urbanismo, Alfredo Syrkis em relação às solicitações encaminhadas na Conferência, está muito ruim.

3º) O Manequinho
- o Diretor de Finanças, César Nordi, sugere colocarmos uma nota em nosso jornal "O Manequinho", sobre o Centro de Arquitetura e Urbanismo, órgão público, na Rua São Clemente 117, que está subutilizado. Lembra, ainda, que depois da saída do Sr. Marcos, diretor do Centro de Arquitetura que se interessava e lutava por sua democratização e pelo seu desenvolvimento, o Centro praticamente acabou e os representantes das Associações de Moradores foram expulsos.

4º) Parque da Saudade
- Foi procurada por uma moradora da Rua Macedo Sobrinho, no fim da qual está situado o parque, pedindo a ajuda da AMAB, uma vez que uma pessoa, dizendo-se emissário da Igreja Santa Margarida Maria, pediu-lhe a chave do portão do Parque, acrescentando que tinha concessão para construir na área do Parque que, como se sabe, faz parte da Área de Proteção Ambiental. Regina a encaminhou para os secretários de, Meio Ambiente e Urbanismo, aos quais está subordinado o assunto. O Diretor de Finanças, César Nordi, sugeriu que o assunto também fosse levado ao Conselho Gestor da APA da Babilônia e São João, do qual faz parte, para obter mais subsídios para ajudar a moradora que nos procurou.

5º) Ponto de Táxi Irregular na R. Macedo Sobrinho
- Outra moradora da Rua Macedo Sobrinho lhe telefonou para denunciar e pedir providências contra um ponto de táxi irregular que se instalou bem na esquina das Ruas Visconde Silva com Macedo Sobrinho. Por ser este cruzamento talvez o mais engarrafado de nossa área, o ponto irregular está contribuindo para aumentar ainda mais o tumulto. Regina sugeriu que os moradores devem procurar a SMTU para reclamar sobre o assunto, mas adianta que a seu ver, será uma tarefa muito difícil, pois a SMTU, não se sabe porquê motivo, é sempre omissa, para não dizer conivente, para com esse tipo de infração. Lembra ainda, que na Praia de Botafogo, existem, praticamente, um ponto de táxi para cada edifício. O absurdo é atribuído a falta de fiscalização por parte do órgão público. O 1º Secretário, Alcyr Nordi endossou essa opinião, porquanto tem constatado que, além do caso dos táxis, muitos ônibus já estão utilizando buzinas e até aparelhos de som, aparentemente, sem nenhuma restrição da SMTU.

6º) O Manequinho
- A distribuição do jornal voltou a normalidade. No próximo número, será inserida matéria sobre a limpeza do terreno baldio na Rua Góis Monteiro, a pedido da AMAB.

7º) Exposição
- amanhã, 16/09/05, sexta-feira, será iniciada, na Biblioteca Regional de Botafogo, na Rua Farani 53, uma exposição sobre o Desenvolvimento Urbano e Arquitetônico do Rio de Janeiro.

8º) TV Comunitária
- Regina informou que gravou programa na TV Comunitária (Canal 6 da NET) sobre a importância de mantermos os recursos hídricos nas mãos do governo, uma vez que esses recursos estão diretamente ligados a saúde da população. A água não pode ser encarada como moeda nem vista como algo que deve gerar lucro.

9º) Obra Irregular
- no dia 7 de setembro, o Diretor de Finanças, César Nordi, gravou entrevista para a TV Educativa, denunciando uma obra que estava sendo realizada, irregularmente, por um Centro Espírita, na Rua Mena Barreto, 122. Por ser um imóvel anterior a 1938, qualquer alteração em sua arquitetura, antes mesmo da licença de obra, teria que ser autorizada pelo Departamento de Patrimônio - DGPC. A reforma da casa já estava no 3o andar. A obra foi interditada e as modificações feitas demolidas. O Globo publicou matérias sobre o assunto.

E como mais nenhum assunto foi tratado, foi encerrada a Reunião, às 22 horas, cuja presente Ata segue por mim, Alcyr Nordi, 1o Secretário, lavrada e assinada, juntamente com a presidente, Regina Chiaradia.
Alcyr Nordi
1° Secretário
Regina Chiaradia
Presidente
 
« voltar  |  X topo
 
  AMAB 2017 - Todos os direitos reservados Web Design: Renato Faria